quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Anorexia

A morte de algumas jovens anorécticas tem voltado a despertar a atenção para esta perturbação alimentar.


Quando uma jovem sofre desta perturbação recusa comer determinados alimentos, demora muito tempo na refeição, parte os alimentos de forma minúscula, faz exercício físico de forma exagerada e pode usar medicamentos diuréticos ou laxantes.

O tratamento é possível mas difícil. Será necessária a ajuda de toda a família, o apoio das amigas e professores da Escola.

Não se conhece ainda as causas exactas mas pensa-se que se deve a um conjunto de factores sociais, culturais, pessoais, genéticos, entre outros.

Os padrões de beleza ditados pela moda, que pouco tem a ver com a realidade, também podem contribuir para o desenvolvimento de perturbações do comportamento alimentar. Nas adolescentes, há ainda que ter em conta as alterações físicas e mentais próprias da idade, que podem originar graves crises de identidade.

Sempre que verificarmos que uma nossa amiga ou familiar está a ter uma acentuada perda de peso, desculpas constantes para não comer, que corta os alimentos em fracções ínfimas, que apresente algum isolamento social e prática exagerada de exercício físico, poderemos estar perante uma situação de doença. Nesse caso, deveremos encaminhá-la para uma consulta no médico de família que irá encaminhar, posteriormente, para o médico da especialidade. A anorexia tem cura mas é preciso o apoio médico, e quanto mais cedo, melhor.

Sem comentários:

Enviar um comentário